O termo autoestima é muito conhecido na Psicologia, principalmente durante as sessões de Psicoterapia, quando o indivíduo chega com as seguintes queixas: “ninguém gosta de mim”, “não estou adequado a sociedade”,” não consigo me relacionar e nem me manter em um relacionamento”,  “me sinto sozinho”, “me sinto injusto”. Você se identifica com essas queixas e sentimentos?  Segundo Ferreira (2000) “auto” quer dizer por si mesmo e “estima”, sentimento de valor atribuído a alguém ou valor dado a alguma coisa, apreço, consideração. Não encontramos essa expressão no dicionário.
Atualmente muito tem se falado sobre autoestima e para entendermos melhor começamos na infância, quando nosso referencial começa a ser criado. Quando fazemos algo agradável ao outro ou a nós mesmo, geramos uma sensação boa e de alívio, em contrapartida, quando sofremos uma crítica ou punição, sentimos incompetentes, com isso à medida que interagimos com o ambiente, nosso referencial de nós mesmo é criado. Podendo ser negativo ou positivo. Durante todo nosso processo de desenvolvimento vamos criando referencial bom e ruim das situações que acontecem no cotidiano, e isso implicará mais tarde em nosso comportamento e em nossas atitudes, seja com nós mesmo ou com o próximo.
O mais importante nessa jornada é o autoconhecimento. Dar atenção ao tratamento na clínica psicológica, possibilita compreender a forma como você se vê e como enxerga o outro através de seus comportamentos, pois, nossas atitudes e crenças são herdadas dos eventos do passado e com isso conseguimos descobrir quais são nossos valores e porque eles são tão importantes em nossa vida e principalmente o porquê sentimos assim e a forma como reagimos em determinados fatos.
Se sua autoestima não vai bem, fique atento, quem sabe essa é a hora de procurar ajuda de um profissional.
Até a próxima!
Paulina Almeida
CRP 06/115183
Psicóloga Clínica e Online
Experiência de 10 anos em Recursos Humanos
Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos.
www.facebook.com/psicomentesaudavel/
Referência
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/article/viewFile/507/328
Comentários do Facebook
Postado em , Blog, Psicologia, Saúde e Bem estar e marcada , , , , , , . .

Deixe um comentário

Site de Psicologia
%d blogueiros gostam disto: