Nada mais é do que a habilidade de compreender as emoções, equilibrando razão e emoção para aplicar de maneira inteligente. É a consciência sobre as emoções como fator essencial para o desenvolvimento da inteligência.

Trata-se de um estudo revolucionário que mudou o nosso conceito sobre inteligência e principalmente como podemos utilizá-la no nosso dia a dia.

Para compreender a importância desse novo estudo, entrarei brevemente num dado da história.

Antes do surgimento desse conceito, a única medida aceitável de aptidões humanas era o QI (quociente de inteligência), que por meio de testes avalia o nível de inteligência de cada indivíduo, baseado em conhecimentos científicos e intelectuais. Contudo, sua interpretação e análise, por muitas vezes limitava o olhar sobre o indivíduo.

Entretanto, em meados de 1990 surgem estudos sobre uma nova forma de entender a inteligência.Tendo como base a neurociência, fazendo uso de uma gama enorme de estudos científicos e pesquisas em diferentes áreas. Surge então a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Daniel Goleman, Psicólogo americano, pesquisador e escritor, é a maior referência nesse campo de estudos. Possui pesquisas e livros escritos sobre o assunto, fez a junção do seu conhecimento em Psicologia e neurociência aplicada às emoções

 

Para que serve a inteligência emocional?

A inteligência emocional é extremamente necessária em TODAS as áreas da nossa vida, mas vem sendo amplamente aplicada na área escolar e nas empresas.

Acontece a aquisição ou aprimoramento de aptidões como:

  • Autocontrole
  • Zelo
  • Persistência
  • Capacidade de automotivação

Ter entendimento sobre nossas emoções implica em uma grande mudança de comportamento, desenvolvemos algumas habilidades e obtemos maior desempenho em atividades. Isso explica a grande aplicação desse conhecimento na educação e no mundo empresarial.

Quando trabalhada de forma correta, a inteligência emocional oferece benefícios no relacionamento interpessoal, entendimento das próprias emoções, relações pessoais, bem como melhor interação no trabalho, aumento no desempenho e produtividade.

Como adquirir inteligência emocional?

Hoje em diversos países e também no Brasil, existem profissionais como Psicólogos que ensinam e aplicam técnicas de inteligência emocional em cursos, treinamentos, consultório, entre outros.

São técnicas que vão desde de identificar e controlar emoções negativas, até a aplicação desse aprendizado no dia a dia.

Aprender a lidar com as emoções causa um impacto muito positivo na saúde emocional de cada pessoa, pense nisso!!

Abraços Psicóloga Kelly Lima


Referências

Daniel Goleman; tradução Marcos Santarrita. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Editora Objetiva, Rio de Janeiro 2011.

Psicóloga Kelly Augusta de Lima/ CRP: 06/115360
Colunista do Inovamente Psicologia
Psicoterapeuta de adolescentes e adultos, desenvolve projetos voltados à saúde emocional.
É apaixonada pela vida e pelo poder transformador das mudanças
Facebook: https://facebook.com/psicologakellylima  
Instagram: @psicologakellylima
E-mail:psicologa.kellylima@gmail.com

Comentários do Facebook
Postado em , Psicologia e marcada , , , . .

Deixe um comentário

Site de Psicologia
%d blogueiros gostam disto: