Hoje gostaria de dividir com você algumas informações do porquê é tão importante gerenciar as emoções dentro do ambiente de trabalho, local onde muitas vezes passamos mais tempo do que com a nossa própria família.

Ter um bom currículo, falar vários idiomas, ter pós-graduação em boas universidades e boas experiências profissionais em grandes empresas não são o suficiente para ter sucesso dentro de uma organização. Hoje as competências comportamentais e a falta de controle emocional podem atrapalhar e muito um profissional a se destacar no mercado de trabalho.

As pressões, a correria, os prazos de entregas, as decisões a serem tomadas, metas a serem cumpridas, jornadas prolongadas, tudo isso pode gerar um estresse, e muitas vezes perda de controle diante de todas essas situações, podendo levar a pessoa ficar nervosa e afetar diretamente a relação com os outros. Por isso, ter autocontrole, autoconhecimento e empatia fará diferença entre um bom trabalho executado e até mesmo evitando conflitos com parceiros, colegas, líderes e gestores.

De alguns anos para cá a máquina tem substituído alguns trabalhos que antes era executado pelo trabalhador, porém lhe é transferido o título de ser pensante. Com a capacidade para executar, planejar e construir novas ideias dentro das organizações.

Nesse novo papel dentro das organizações, o ser humano assume a responsabilidade de inovar, ser resiliente e gerenciar suas emoções em diversos aspectos do dia a dia. E, para isso, é importante cuidar, entender e saber lidar com as emoções, que afeta diretamente a produtividade, desempenho e rentabilidade da empresa.

Para isso é relevante trabalhar a Inteligência Emocional que é um grande diferencial competitivo dentro das organizações, pois é trabalhado as suas competências, suas habilidades, autoconhecimento, autocontrole e pontos a desenvolver. A partir do momento que o profissional se conhece, entra em contato com ele mesmo, entende como funciona e o porquê, suas chances de avanço e destaque tornam-se reais e a possibilidade de se destacar é maior.

Até a próxima!

Paulina C. G de Almeida
CRP 06/115183
Psicóloga Clínica em Indaiatuba e Online (Via Skype)
Site Atendimento Online http://www.psiconectado.com.br/2017/08/paulinaalmeida.html
Colunista InovamentePsicologia
Contato: (011) 97616-6131 – WhatsApp
Instagram: @psico.paulina
www.facebook.com/psicomentesaudavel

Referência

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/a-importancia-do-controle-das-emocoes-no-ambiente-de-trabalho/13649

Comentários do Facebook
Postado em , Carreira Profissional, Psicologia, Saúde e Bem estar e marcada , , , , , . .

Deixe um comentário

Site de Psicologia
%d blogueiros gostam disto: