Vamos começar pelo córtex pré-frontal!

Mas o que o córtex pré-frontal, uma área do cérebro tem a ver com sociopatia ou psicopatia? Tudo a ver, essa área do cérebro é responsável por sentir e expressar emoções, pelo pensamento crítico, por aprender com a experiência, empatia, culpa, dentre outros.

O psicopata por possuir uma má formação no córtex pré-frontal, não tem nenhum tipo de sentimento ou empatia em relação ao outro, diferente do sociopata que pode desenvolver o sentimento e manifestar emoções em relação a um familiar ou amigo, porém de forma muito intensa e extrema. O psicopata nasce dessa forma, e na infância já é possível perceber essa desregulação, já o sociopata pode começar a manifestar atitudes atípicas a partir dos 15 anos.

Tratam-se de personalidades antissocial e ambas possuem algumas características similares, como:

  • Ausência de empatia;
  • Podem ser cruéis;
  • São mentirosos;
  • Manipuladores;
  • Desrespeito com as normais sociais;
  • Atitude transgressora…

O psicopata é carismático e pode encantar qualquer um, é sedutor, egocêntrico, gosta de ser o centro das atenções, o sociopata não tem muita habilidade no contexto social, mas pode fingir e manipular.

Ambos utilizam o outro conforme suas necessidades podendo ser violento e agressivo, o sociopata não controla muito bem sua raiva e dessa forma suas atitudes podem ser facilmente percebidas, o psicopata mantém o controle podendo ser descoberto em uma atitude extrema, um ato de violência ou um assassinato. O sociopata é explosivo, o psicopata é frio e calculista, consegue manter a calma.

É bom que conheçamos as diferenças e o quanto essas duas personalidades podem fazer mal, são tóxicas e destrutivas. Estão nas empresas, andando pelas ruas nos lugares mais comuns que possamos imaginar.

No caso da psicopatia não há cura, uma vez que esse transtorno está diretamente ligado a uma má formação no córtex cerebral, já o sociopata com medicação e terapia poderá controlar melhor suas ações e emoções.

Até mais!

Psicóloga Maristela Silva
CRP.: 06/100464

Colunista Inovamente Psicologia
Extensão em Transtornos Psiquiátricos
Contato: (11) 9.9245-4687
E-mail: maristela.silvabs@gmail.com
Consultório: Alameda dos Arapanés, 1694 – Moema – São Paulo – SP.

Comentários do Facebook
Postado em , Blog, Psicologia e marcada , , . .

Deixe um comentário

Site de Psicologia
%d blogueiros gostam disto: