Quem nunca teve dificuldade para dormir e passou a noite inteira rolando de um lado para o outro na cama? Ou até conseguiu pegar no sono mas acordou de madrugada e não conseguiu voltar a dormir? Ou ainda dorme e acorda diversas vezes a noite inteira e de manhã fica extremamente cansado e sonolento? Pois é, nos dias de hoje a insônia é muito comum e acomete grande parte da população.

Mas por que isso acontece e muita gente não consegue dormir mesmo estando muito cansado e cheio de sono? O fato é que nos dias atuais muitos de nós estamos muito ansiosos devido a correria do dia-a-dia, sobrecarga no trabalho e diversas tarefas e obrigações para realizar ao mesmo tempo e ao invés de relaxar à noite, tentamos nos lembrar como foi o dia, o que faremos no dia seguinte, tentamos encontrar soluções para os problemas reais ou até para fatos que não aconteceram ainda e que talvez nem cheguem a acontecer. E essa atitude faz com que a nossa mente trabalhe a pleno vapor e impede o nosso organismo de relaxar e dormir. Por isso, o ideal é nunca levar os problemas para a cama e nem pensar neles cerca de duas horas antes de dormir. Muitos perguntarão: “mas se eu tenho uma vida agitada e só tenho o período da noite para pensar em uma solução para resolver meus problemas durante a noite, o que eu faço?”  Você pode reservar um momento do seu dia, bem antes do seu horário de dormir, para anotar em um caderno ou aplicativo de celular as suas preocupações e possíveis soluções, reserve de 15 a 20 minutos para isso, coloque o celular para não ultrapassar o tempo estabelecido para a realização desta prática e depois vá tomar um banho morno para relaxar e evite pensar em problemas.

Como a nossa mente é teimosa, não nos obedece, nossa cabeça vai insistir em ter diversos pensamentos um atrás do outro quando nos deitarmos. Isso ocorre porque a nossa mente já está habituada a fazer isso há muito tempo e não é de um dia para o outro que ela irá mudar. Isso requer tempo, ela terá que se “acostumar” com novos hábitos. Aí vocês me perguntarão: “mas então o que eu faço nessa situação?” Para impedir que os pensamentos surjam e o impeçam de pagar no sono, assim que você deitar na cama, fique de barriga para cima e respire profundamente dez vezes. Ao inspirar, empurre o abdômen para fora, e ao expirar, encolha a barriga com pouca movimentação do tórax. Essa respiração relaxa, acalma, ajuda a esquecer dos problemas e  ajuda a adormecer. Caso algum pensamento insista em aparecer ou você acorde de madrugada, repita a respiração profunda novamente quantas vezes forem necessárias. Aos poucos, você perceberá que está dormindo melhor e que não acorda mais cansado nem sonolento.

Fonte da imagem: Pixabay

Psicóloga Priscilla Ferreira

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