Durante a agitação do dia a dia, você conseguiu encontrar um momento para relaxar. E aí você percebe uma sensação de aperto no peito, sentimento de angústia, seus pensamentos se acelera para buscar a razão de não estar se sentindo bem. Primeiro você repassa os acontecimentos daquele dia e não consegue identificar nada. Na sequência, você pensa no dia anterior e novamente nada.

A partir daí, você percebe que as sensações estão piorando e seus pensamentos em potência máxima estão a imaginar as causas para isso. Se lembrando de situações que já se sentiu assim, se alimentado das suas memórias e no seu estado de humor.

Já reparou que quando estamos irritado(a), bravo(a), triste ou ansioso(a), só conseguimos lembrar de ocasiões de sentimento similar?

Não. Acredito que agora você começou a buscar nas suas lembranças alguma situação que isso possa ter acontecido. Senão, a partir de hoje irá prestar mais atenção na sua emoção e memória.

Nestas ocasiões se evidência a memória congruente com o humor – “se refere à facilidade na evocação de eventos que têm um tom emocional similar ao nosso estado de humor atual. Se nos sentimos felizes e contentes, temos maior probabilidade de evocar memórias agradáveis; quando estamos deprimidos, temos probabilidade de evocar as desagradáveis” Fonte: Shutterstock. (pg. 195)

Sendo assim, neste momento que seu humor estiver alterado, por consequências suas recordações podem está, então, faria bem a você e a pessoas próximas, em não tomar decisões ou conclusões apressadas.

Até o nosso próximo encontro.

Texto elaborado pela:

Psicóloga e Neuropsicóloga Isis Honorato

Idealizadora do Inovamente Psicologia

Dicas sobre memória – https://www.facebook.com/memoriadeubranco/

Contato: WhatsApp (11) 9.8569-0047

Livro: Memória / Alan Baddeley, Michael W. Eysenck, Michael C. Anderson; Porto Alegre : Artmed, 2011.

Imagem: Google

Comentários do Facebook
Postado em , Ansiedade, Blog, Depressão, Memória, Neuropsicologia e marcada , , , . .

Deixe um comentário

Site de Psicologia
%d blogueiros gostam disto: