Também conhecida por Mindfulness, a Atenção Plena é uma prática de meditação, se utilizada no dia-a-dia traz benefícios a saúde, bem-estar e qualidade de vida, consequentemente auxilia na redução do estresse, ansiedade e na recuperação da exaustão, mantendo o foco no momento presente.

Porém, sabemos que todo processo é algo que leva tempo para alcançar a meta desejada, é preciso fazer com que esta prática se torne um compromisso em sua rotina de vida, e, ter disciplina e persistência é algo importante no Mindfulness.

Pode-se dizer que é um exercício diário, na qual você se propõe a mudar seus hábitos e pensamentos, levando uma vida mais leve, com sabedoria e muita gratidão.

A técnica da terapia cognitiva com base na atenção plena gira em torno de uma forma de meditação que era pouco conhecida no Ocidente até recentemente. A meditação que a técnica propõe é tão simples que pode ser feita por qualquer pessoa. Além de ajudar a resgatar a alegria de viver, ela também impede que as sensações normais de ansiedade, estresse e tristeza se transformem em infelicidade crônica ou até mesmo depressão. (JON KABAT-ZINN, 2015, p.2)

Em sua fase inicial, durante as meditações, os pensamentos negativos devem ser vistos não como algo estressante, mas sim como um aprendizado, ao invés de causar irritabilidade no simples fato de “pensar negativo”, procura-se aprender com essa situação, ver o lado positivo, controlando o seu nível de humor e felicidade.

A partir de estudos, a lista de benefícios da meditação feita regularmente é satisfatória. Entre eles estão: a diminuição do estresse, diminuição da ansiedade e exaustão; mais disposição física e mental; hipertensão; e até mesmo no combate à dependência química.

Ainda existem muitos tabus para a prática da meditação, portanto a persistência e a concentração devem ser levadas a sério, para que consigam gerar mudança em seus hábitos, de um modo mais compassivo e com clareza.

Se essa pequena introdução sobre o “Mindfulness” lhe trouxe curiosidade e interesse, vale a pena se aprofundar no assunto!!!

REFERÊNCIAS

WILLIAMS, Mark. Atenção plena [recurso eletrônico]. Tradução Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

Texto elaborado pela:

Psicóloga Giovana A. S. Oliveira

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