No final de 2017 eu criei uma página no facebook, denominada Deu Branco (@memoriadeubranco), para tratar sobre as falhas de memória, tão comum nos dias de hoje.

O nome se baseia naquele momento que você está fazendo prova e de repente se esquece da matéria, mas você tem a plena ciência que estudou sobre isso. E sua justificativa é simplesmente essa: “Deu branco” professor. Ou aquele momento onde suas compras estão sendo finalizadas, você entrega o cartão,  a moça do caixa solicita a sua senha e você esqueceu. Se estes exemplos não lhe foram útil, para exemplificar as falhas de memória, tenho certeza que este será. Num encontro de amigos e/ou familiares, você em plena conversação esquece o que ia dizer – Deu Branco. Para dar continuidade no assunto e não ficar tão constrangedor você acaba usando um sinônimo.

Os famosos brancos são “falhas repentinas e inesperadas da evocação que ocorrem em momentos de ansiedade ou estresse” (pg. 82). Sendo mais comum em alunos, cantores, professores, de modo geral em pessoas que vão falar em público, mas não se sentem seguras.

A explicação neurológica para estas falhas é devido a descarga de corticoides (hormônio do estresse) liberado pela suprarrenal em momentos de estresses ou alta ansiedade, agindo diretamente no recepctores próprios no hipocampo (uma das áreas do cérebro onde se localiza a memória).

Imagem

Por isso, se você está vivenciando momentos estressantes ou ansiosos devido ao excesso de informação, atividades, trabalho intelectual, de preocupação, cobrança, maior tempo ao celular, sensação de insegurança e apresenta alguns desses sintomas físicos e emocionais:

  • Mente inquieta ou agitada;
  • Cansaço físico exagerado; já acordar cansado;
  • Sofrimento por antecipação;
  • Irritabilidade e flutuação emocional
  • Impaciência; tudo tem que ser rápido;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Outros sintomas psicossomáticos (queda de cabelo, taquicardia, aumento da pressão arterial, etc.)
  • Dificuldade de concentração.

Com toda certeza, você iria vivenciar os famosos brancos.

Até o nosso próximo encontro.

Texto elaborado pela:

Psicóloga e Neuropsicóloga Isis Honorato

CRP: 06/92763

Idealizadora do Inovamente Psicologia

Dicas sobre memória – https://www.facebook.com/memoriadeubranco/

Contato: WhatsApp (11) 9.8569-0047

Referência:

Livro: Memória/Iván Izquierdo. – 2. Ed., ver. E ampl. – Porto Alegre: Artmed, 2011.

Imagem: https://corticoides97unb.files.wordpress.com/2013/07/sem12.jpg

Comentários do Facebook
Postado em , Ansiedade, Blog, Envelhecimento, Memória, Neuropsicologia, Terceira Idade e marcada , , . .

Deixe um comentário

Site de Psicologia
%d blogueiros gostam disto: