Esse deve ser o questionamento de muitos filhos e netos, que tem curiosidade de saber, mas podem ter medo de perguntar. Mas vamos a resposta: depende.
Veja bem se o seu pai ou sua mãe tenha sido diagnosticado (a) com Alzheimer entre os 65 a 85 anos de idade, o risco de você desenvolver doença de Alzheimer é mais ou menos duas vezes maior.
O risco de uma pessoa de 65 anos de idade que não tenha familiares acometidos da doença de Alzheimer ao longo da vida é de mais ou menos entre 10 a 15%. Considerando que o risco relativo é o dobro, uma pessoa que tem um pai ou mãe com Alzheimer tem um risco aumentado para cerca de 20 a 30%.
Outro fator importante a se considerar é que a doença de Alzheimer, determinada por uma combinação de fatores de risco genéticos e ambientais. Mas há casos raros que são a exceção.
Sobre os fatores de risco genéticos não há o que se possa fazer, mas quanto aos fatores ambientais estes sim há muito o que fazer: cuidar da alimentação, do sono, leia muito, estude, se mantenha socialmente ativo com um grupo de amigos/familiares e cuide da saúde mental.
Referência: https://www.cnnaneuro.com.br/artigos/meu-pai-e-ou-mae-tem-doenca-de-alzheimer-e-agora/ visitado em 18/01/2022.
Atenção: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em situação de emergência. Nesse caso, ligue para o número 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV) ou entre em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no número 192. (SAMU).
Isis Sergia Honorato - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro