Segundo pesquisa realizada por profissionais do Incor verificou que a maioria dos pacientes infectados com a COVID-19, 80% dos recuperados tiveram perda de memória, dificuldades de atenção e também diminuição da coordenação motora. Esses casos foram denominados como COVID prolongada. E se você é uma dessas pessoas, deve estar se questionando: E agora, o que eu faço?
Primeiro passo é buscar um neurologista, mesmo que danos causados pela Covid-19 não apareçam nas imagens de ressonância ou tomografia é importante o acompanhamento médico. Possivelmente, o neurologista irá indicar uma avaliação neuropsicológica, este é o segundo passo, testes neuropsicológicos auxiliam a quantificar o impacto nas funções cognitivas, dentre elas a memória. E o último passo, com o laudo da avaliação neuropsicológica em mãos, o neuropsicólogo irá iniciar a estimulação cognitiva, que tem como objetivo a preservação ou o aperfeiçoamento do seu desempenho.
Estímulos adequados auxiliam o cérebro a realização a neuroplasticidade (a capacidade do cérebro de se adapta continuamente a novas circunstâncias da vida).
Se você teve a Covid-19 compartilhe comigo o que aconteceu no seu caso?
Referência: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/80-dos-recuperados-de-covid-19-tiveram-perda-de-memoria-diz-pesquisa-do-incor/
Atenção: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em situação de emergência. Nesse caso, ligue para o número 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV) ou entre em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no número 192. (SAMU).
Isis Sergia Honorato - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro