“Na ponta da língua”

O titulo do texto é bem sugestivo para muitas situações, que eu tenho certeza que já aconteceu com você. Citarei algumas:

  1. Sua amiga lhe pergunta o nome da marca da sombra que você usou na festa de ano novo. Você para e pensa e diz: é… Até que sua amiga traz algum detalhe e eis que você fala o nome.
  2. Você está comentando sobre a série e esquece o nome do ator. Seus amigos lhe dão várias característica e alguns chegaram até dizer o primeiro nome, até que você vendo a imagem, você se recorda.
  3. Sabe aquele momento no meio da conversa, em que você esquece o que ia falar?!

Essa é a mais básica de todas, acontece desde uma conversa informal até no meio de uma apresentação.

Você já deve ter deduzindo que isso tem a haver com a memória. E tem mesmo.

Comumente as lembranças são armazenadas com perfeição, mas por alguma razão desconhecida, temos dificuldade de evocá-las/recordá-las.

O estado “ponta da língua” é uma forma extrema de pausa em que a palavra leva um certo tempo para ser dita – embora quem fale tenha o sentimento distinto de que sabe exatamente o que quer dizer.” Fonte: Corbis (pg. 179)

Portanto, se você acredita que sabe algo é por que realmente deve saber – desde que receba o estímulo correto. O processo de tentar evocar, buscando uma memória alvo – um fato, ideia, palavras similares ou características especificas, ou seja, um ponto de partida do que estamos procurando e pequenos fragmentos de informação, dado progressivamente nos permite acessar a memória alvo. Por isso, que as dicas são tão importantes no processo de recordação.

Até o nosso próximo encontro.

Dicas sobre memória – https://www.facebook.com/memoriadeubranco/

Fonte da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/esquecida-mulher-posando-com-espaco-de-copia_6185383.htm#page=1&query=esquecida&position=0

Referência bibliográfica: Livro – Memória – Alan Baddeley, Michael W. Eysenck, Michael C. Anderson – Capítulo 8 – Evocação – Michael C. Anderson – Porto Alegre : Artmed, 2011.

Isis Honorato

Psicóloga e Neuropsicóloga - CRP 06/92763

Idealizadora do Inovamente Psicologia.

Goustou? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Leia também...