Você já teve um Déjà-vu?

Muitos de nós já tivemos a impressão ou a certeza de ter vivido um déjà-vu. A explicação que alguns dão se refere a vivências passadas de vidas anteriores. Respeito a narrativa mística, mas a resposta é muito simples: checagem que o cérebro realiza em busca de uma memória específica e se depara com “bug”/ um erro. Resumindo, “déjà-vu é uma forma do cérebro verificar as falsas memórias” (por exemplo, uma noite chuvosa, você olha para sua parede e vê a sobra de algo que te assusta, e você pode relacionar que viu um fantasma, mostro e nada mais é do que a sombra da sua árvore projetada na parede).

Estima-se que 97% das pessoas já tenham experimentado algo do tipo de déjà-vu. Você se lembra do último déjà-vu que teve?

Portanto, déjà-vu acontecendo pode se dizer que seu cérebro está em dia! Jovem/saudável. Contudo, conforme o avanço da idade déjà-vu ocorre com uma frequência menor. 

Referência: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/03/19/por-que-tenho-deja-vu-existe-uma-explicacao-para-essa-sensacao.htm

Até o nosso próximo encontro.

Isis Honorato

Psicóloga e Neuropsicóloga - CRP 06/92763

Idealizadora do Inovamente Psicologia.

Goustou? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Leia também...