Meu pai teve Alzheimer quer dizer que eu vou ter?

Esse deve ser o questionamento de muitos filhos e netos, que tem curiosidade de saber, mas podem ter medo de perguntar. Mas vamos a resposta: depende. Veja bem se o seu pai ou sua mãe tenha sido diagnosticado (a) com Alzheimer entre os 65 a 85 anos de idade: o risco de você desenvolver doença de Alzheimer é mais ou menos duas vezes maior ao de pessoas que não têm pais com a doença. 

O risco de uma pessoa de 65 anos de idade que não tenha familiares acometidos de desenvolver doença de Alzheimer ao longo da vida é de mais ou menos 10-15%. Considerando que o risco relativo é o dobro, uma pessoa que tem um pai ou mãe com Alzheimer tem um risco aumentado para cerca de 20-30%. 

Outro fator importante a se considerar é que a doença de Alzheimer, determinada por uma combinação de fatores de risco genéticos e ambientais. Mas há casos raros que são a exceção.

Sobre os fatores de risco genéticos não há o que se possa fazer, mas quanto aos fatores ambientais, este sim há muito o que fazer: cuidar da alimentação, do sono, leia muito, estude, se mantenha socialmente ativo, com um grupo de amigos, familiares, cuide da saúde mental. 

Referência: 

https://www.cnnaneuro.com.br/artigos/meu-pai-e-ou-mae-tem-doenca-de-alzheimer-e-agora/ visitado em 18/01/2022.

Até o nosso próximo encontro.

Isis Honorato

Psicóloga e Neuropsicóloga - CRP 06/92763

Idealizadora do Inovamente Psicologia.

Goustou? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Leia também...